Por que essa é minha primeira vida, drama de 2017 que aborda a temática dos relacionamentos, não só amorosos como também entre família, amigos e trabalho. Assim como aborda temas como assédio no trabalho e violência sexual.
Não espere um simples clichê de uma comédia romântica com "um casamento por contrato" e com o desenvolver da drama se torna amor. Este trata a realidade com profundidade, mostrando os altos e baixos, as dores e os desejos de cada personagem; fazendo até se identificar ou refletir sobre as situações apresentadas.
A história é sobre uma escritora que mau ganha para sobreviver, que precisa de lugar para morar e um programador com seu salário que não dá para pagar o empréstimo da compra de sua casa. Por uma confusão de géneros, graças aos seus nomes (neutros), eles acabam se tornando inquilina e senhorio. Não muito tempo depois o mau entendimento é descoberto, mas graças a situação financeira e por a "convivência" se mostrar conveniente para ambos, eles entram em um casamento por contrato. A trama se desenvolve através do convívio e dos problemas pessoas dos personagens.
O personagem Nam Sae Hee (Lee min Ki), é um programador extremamente racional, objetivo e focado. Em seu cérebro é ocupado de um lado por sua gata (chamada gatinha) e do outro sua casa. Vindo de uma família patriarcal tradicional coreana, ele sofre pressões para se casar por parte dos pais, não por amor; mas porque esse é o "certo a se fazer". Perto dos seus quarenta anos, ele só deseja "nada aconteça em sua vida", quitar o empréstimo de sua casa em 2045 e assim poder morrer nela.
A protagonista Yoon Ji Ho (Jung So Min), deseja ser uma escritora de dramas de sucesso, mas o que ela mais sonhava era ser amada. Mesmo sendo a mais velha e a mais esforçada, ela sempre perdeu as chances de se afirmar na família para o irmão mais novo - favorecido entre a família, graças a cultura patriarcal -, quando a cunhada engravida de um menino suas chances torna-se nulas. Há anos trabalhando como escritora auxiliar sem nenhum trabalho de sucesso e oportunidade de escrever algo que goste, ela se depara válida e sem saída. Um casamento por contrato com a garantia de um lugar para morar, era o que mais precisava, "ser amada não era uma coisa que iria precisar pelos próximos 2 anos".Além do casal principal ( Nam Sae Hee e Yoon Ji Ho ), o drama também conta com mais 2 casais, formados por opostos e que também tem seus sonhos e dores.
A Yang Ho Rang (Kim Ga Eun), é a típica garota romântica dos doramas, emotiva e que sonha em se casar e ter um final feliz. Ela aguarda ansiosa pelo tão sonhando "quer se casar comigo" do seu namorado Sim Won Seok (Kim Min Seok), porém descobre que não será tão fácil, pois terá que enfrentar o tempo, o desgaste e a a falta de dinheiro.
Outra personagem é Woo Soo Ji (Eson), seu sonho é ser "chefe", não importasse em que trabalhasse, "era aquela garota elegante que sempre, foi a personagem principal da vida dela". Porém obstáculos a levaram à uma simples assalariado em uma empresa, onde enfrentou o machismo e assédio de seu seu chefe e colegas de trabalho. O CEO Ma Sang (Park Byung Eun) , tem personalidade fofa e divertida - agindo muitas vezes como um bobo -, considera-se muito experiente quando o assunto é mulheres, mas diante da Soo Ji foi totalmente o contrário. Ela é ácida, ele doce. Soo Ji teve que crescer com as críticas, preconceito e fofocas por ser filha de mãe solteira e deficiente, sem mencionar o machismo; já Ma Sang nunca teve grandes dificuldades na vida.
Curiosidade: o ator Park Byung Eun, também atuou no drama "O Que Houve com a Secretaria Kim", vivendo um jornalista.
Outro ponto importante é que nesse drama não existe "rivais amorosos", apesar os rivais em potencial terem um passado ou um desejo de futuro que os conecta com alguém, todos são bem maduros - não fazem birra e aceitam o que tem que ser, o que já é um grande alívio para um dorama -. Em especial, a ex esposa do Sae Hee, que se torna amiga da Ji Ho.
Sua crítica ao machismo e a como as mulheres são tratados, principalmente no ambiente de trabalho é cirúrgica. A Ji Ho, quase foi violentada sexualmente pelo seu colega de trabalho enquanto estava bêbado, a empresa e os colegas de trabalho temendo uma denúncia, tentaram barganhar com uma "linda proposta" de trabalho, além de tratá-la como culpada e não como vítima - lamentavelmente, ela decidido parar de escrever-. A Soo Ji, foi assediada diversas vezes no ambiente de trabalho, desde de comentários a passada de mão - muita revolta nessas cenas -, o estopim foi quando fizeram apostas sobre qual tamanho de sutiã ela usava.
Em suma, Because This is My First Life é um drama brilhante, que não é nada clichê, que conta com um elenco talentosos e carismáticos. Nam Sae Hee, por mais que seja racional e meio frio, não deixava de perceber o estado emocional da Yoon Ji Ho e sempre procurou não ser um obstáculo na vida dela. No final de tudo, todos ali estavam buscando a felicidade ao seu "jeito" e buscando ser sinceros com sigo mesmo. Com uma química entre os casais excelente, com direito a vários beijos e para quem procura um drama "mais adulto", esse é uma excelente opção.
Comentários
Postar um comentário